O termo catarata é dado a qualquer tipo de perda de transparência do cristalino, uma lente naturalmente presente no olho humano, podendo ou não causar prejuízos à visão.
A catarata também pode ser descrita de outras formas, que você confere aqui.
O tratamento natural alternativo para a catarata, seja ele com uso de colírios, nutricional, acupuntura, farmacológico ou medicamentoso, não existe. É um boato, uma mentira, mas ainda existem sites e pessoas que espalham este tipo de informação falsa. Se você ou algum familiar apresentar sintomas de catarata, o mais adequado é procurar por um bom e experiente especialista o mais rápido possível.
Ao contrário de antigamente, hoje não é necessário esperar a catarata “amadurecer” para fazer a cirurgia. Pelo contrário, quanto mais avançada a catarata estiver, mais difícil será o seu tratamento.
Lembre-se, a catarata é a principal causa de cegueira no mundo, não deixe a sua doença progredir, entre em contato para agendar uma consulta sem compromisso.
A catarata, que pode ser congênita ou adquirida, acomete com mais frequência a população idosa e é a principal responsável pelos casos de cegueira reversível no mundo. No caso da catarata adquirida, o principal fator de risco é a idade e exposição direta dos olhos aos raios solares. Por isso que eu sempre recomendo aos meus pacientes o uso de óculos de sol, inclusive óculos de sol com grau.
Existem dois tipos predominantes de tratamentos modernos no mercado, cada um mais adequado para cada tipo de caso, sendo ambos de natureza cirúrgica. O tratamento mais moderno é a Facoemulsificação, a facoemulsifação é predominante, tendo suplantado o laser. A cirurgia de catarata é o único tratamento disponível para tratar e curar a catarata.
Veja um vídeo da cirurgia de catarata por Facoemulsificação:
Existem 4 tipos de catarata:
Para saber e descobrir o seu tipo de catarata é necessário agendar uma consulta oftalmológica, nesta consulta faremos dois exames rápidos para diagnosticar e identificar o seu tipo de catarata, assim como o grau dela.
Segue uma lista com todos os principais sintomas da catarata:
Os principais exames para identificar e diagnosticar a catarata são:
Outros exames podem estar indicados também, dependendo da condição de cada paciente.
Diagnosticar precisamente a catarata não é tarefa fácil, e o uso de tecnologia de ponta é crucial. A clínica do Dr. Rafael Pinto conta com todos os principais equipamentos necessários para fazer o mais correto e preciso diagnóstico para identificar a catarata e seu estágio. Você pode fazer todos seus exames no consultório, mais comodidade, segurança e precisão para o seu tratamento.
A grande maioria dos oftalmologistas não é especialista em tratamento e cirurgia de catarata. Para se tornar especialista, o médico cirurgião oftalmologista deve fazer uma especialização adicional de mais dois anos de prática exclusiva em cirurgia de catarata.
Para se ter uma ideia, a grande Porto Alegre conta com cerca de 2 oftalmologistas especialistas em catarata para cada 30 mil habitantes.
Lembrando que muitos pacientes também chamam o oftalmologista de oculista e oftalmólogo.
Se não tratada com cirurgia, a catarata pode levar a perdas visuais importantes e até à cegueira. Se você acha que pode estar com a doença, marque a sua avaliação. Lembre-se, a catarata é a principal causa de cegueira no mundo.
Muitos pacientes têm dúvidas sobre se o procedimento pode cegar, qualquer tipo de procedimento cirúrgico envolve riscos, porém é preciso saber que sem a cirurgia as chances de ficar cego devido a catarata são de quase 100%. Lembre-se a catarata ainda é a maior causadora de cegueira no mundo, catarata não tratada leva a cegueira.
No geral, a cirurgia de catarata é bastante segura quando realizada por um profissional especialista e experiente.
A primeira coisa que você deve fazer é verificar se o profissional é oftalmologista Especialista em cirurgia de catarata. Para isso não basta que ele seja médico formado em oftalmologia, ele precisa ter se especializado e obtido o título de especialista em cirurgia e tratamento de catarata.
Segunda coisa que você deve buscar é experiência, quanto mais experiente for o profissional, maiores a chances de ele ser capaz de lidar com qualquer especificidade do seu caso e problema que possa ocorrer não só durante como após a cirurgia. Um profissional experiente já vai ter lidado com milhares de procedimentos, e enfrentado e superado centenas de casos de tratamento e cirurgia mais complicados.
A técnica predominante é a facoemulsificação, esta técnica suplantou o laser, que hoje é apenas utilizado para fazer micro ajustes pós operatórios.
A clínica está equipada com todos os melhores equipamentos de diagnóstico e exame oftalmológico. Tanto a sua consulta oftalmológica, quanto exames de olhos podem ser feitos sem sair da clínica. Mais segurança, tranquilidade, comodidade e saúde para você.
Até hoje, o único tratamento efetivo para a catarata é a cirurgia. Não há um momento exato para operar a catarata, isto depende das atividades diárias de cada paciente e também de suas exigências visuais. Por exemplo, um motorista profissional, com catarata inicial, provavelmente terá que ser operado prontamente para poder continuar suas atividades com segurança.
Já um indivíduo que não dirige ou pouco lê, pode esperar um pouco mais. Assim, o tratamento é indicado quando a visão afeta as tarefas do cotidiano ou as atividades profissionais de cada um. O oftalmologista deve examinar e conversar com o paciente sobre o momento ideal para a intervenção e também sobre os riscos e benefícios da cirurgia, de acordo com seu caso.
Ultimamente, a cirurgia passou por uma revolução tecnológica muito grande e hoje o procedimento é muito menos traumático do que há alguns anos.
A técnica mais usada atualmente é a facoemulsificação, a qual utiliza uma caneta que emite uma onda ultrassônica para fragmentar e remover a catarata em pequenos pedaços.
Alguns chamam esta técnica de Microcirurgia de Catarata, é uma técnica tão boa que em muitos casos não requer pontos de sutura para fechamento.
Sim, é possível corrigir o grau com uma cirurgia de catarata refrativa. E é algo mais comum do que muitos costumam imaginar. Durante a cirurgia o cristalino é removido através do procedimento seguro de facoemulsificação. Após a remoção deste é implantada uma lente intraocular, que têm por objetivo entregar uma visão normal ao paciente. Existem diversos tipos de lentes, nacionais e importadas. O paciente deve ser capaz escolher qual o tipo de lente para catarata que mais se encaixa no seu estilo de vida.
Sim. a cirurgia de catarata pode corrigir miopia. Com um implante de lentes intraoculares feito por um especialista experiente você pode vir a ficar livre dos óculos.
Há pouco tempo chegou no mercado novas lentes, que permitem uma maior qualidade de visão, tanto para perto, quanto para longe e intermediário. Com uma lente intraocular multifocal para catarata, você pode ficar vir a ficar livre dos óculos de grau.
A cirurgia costuma ser rápida, durando não mais do que 40 minutos.
Em geral é realizada apenas uma anestesia local, com sedação. Objetivo é proporcionar um procedimento seguro e com o máximo de conforto possível.
Veja mais detalhes sobre os tipos de lentes em nosso artigo sobre os tipos de lentes intraoculares para catarata.
Você também pode fazer um autoteste para ver o tipo de lente mais adequados para o seu estilo de vida.
O cristalino, a lente originalmente presente em nossos olhos, apresenta importante papel no potencial refrativo (grau) ocular, participando em média com um terço do total da refração no olho humano. Quando o cristalino é retirado durante a cirurgia de catarata, é necessário que se reponha seu poder refrativo para que se restitua a nitidez visual. De acordo com as particularidades de cada paciente é que será escolhida a lente ideal para o caso.
Uma vez implantada, esta lente intraocular artificial é mantida permanentemente no olho do paciente; ela não tem tempo de validade, tornando desnecessária sua substituição com o passar dos anos (a não ser por alguma adversidade, o que é cada vez mais raro, principalmente com as lentes mais modernas).
Em geral, quanto melhor a lente escolhida, mais segura é a cirurgia e maior o resultado visual do paciente.
Esta talvez seja a decisão mais importante a ser tomada, após a confirmação da necessidade de cirurgia. Como você pode perceber, há muitos detalhes a serem considerados nesta escolha e, portanto, apenas após um exame preciso e completo é que poderei realizar esta indicação.
Cada paciente tem uma lente específica que se adequará melhor a suas exigências e particularidades.
A melhor lente será aquela que melhor se adaptar ao seu caso, se pudermos dispor de lentes com excelente qualidade e de instrumentos e aparelhos mais modernos, teremos um procedimento mais seguro e um resultado visual mais previsível e satisfatório.
Você pode ver aqui dois testes que preparei para ajudar você a se educar melhor a respeito dos tipos de lentes para catarata, e qual pode talvez ser o mais adequado para o seu tipo de personalidade.
O vídeo desta cirurgia demonstra como é o processo de tratamento de catarata facoemulsificação por ultrassom. Este é o mais moderno procedimento cirúrgico para tratamento e cura da catarata, superando até mesmo o laser.
Os preços das lentes variam bastante, tanto por marca, quanto modelo e país de origem. No geral uma boa lente importada custa na faixa de R$2mil a R$3mil, já uma lente nacional de qualidade aceitável, custa mais ou menos metade destes valor.
Sou muito exigente quanto a qualidade das lentes que utilizo no tratamento e cirurgia dos meus pacientes, eu apenas utilizo lentes importadas, e somente as melhores.
A lente intraocular é uma das mais importantes peças para o completo sucesso da cirurgia, e cada caso de cada paciente é diferente e único, existindo uma lente mais adequada para o seu caso.
A lente vai ficar dentro do seu olho pelo resto da sua vida, então é importante escolher a melhor e mais adequada lente para o seu caso.
É bem diferente de comprar um óculos, que você troca uma vez a cada poucos anos. Você deve escolher a melhor lente intraocular para a sua cirurgia de catarata, quanto melhor a lente mais previsível e satisfatória será o resultado final.
Rafael Pinto (CRM 21599 / RQE 12581) é médico-cirurgião oftalmologista há mais de 15 anos, formado pela UFPEL, onde realizou sua graduação no Hospital Santa Casa, em Porto Alegre, onde efetuou residência de Cirurgia Oftalmológica de Catarata e Implantes de Lentes Intraoculares.
Dr. Rafael Pinto preza por um atendimento humanizado e profissional
A cirurgia de catarata é rápida e indolor, durando não mais que 40 minutos, o paciente é liberado no mesmo dia.
Não é necessária internação hospitalar. Após a cirurgia o paciente vai para a sala de recuperação onde fica por alguns minutos e em seguida é liberado para repouso em casa. Em geral, no dia após a cirurgia é feita uma revisão no consultório para a retirada do curativo e orientações de cuidados pós-operatórios.
Quem tem hipertensão arterial sistêmica pode sim fazer cirurgia de catarata. Podem ser necessários alguns exames clínicos pré-operatórios e é importante que a doença esteja estabilizada. Nossa equipe está capacitada a cuidar clinicamente dos pacientes durante todo o procedimento.
Em geral, é realizada anestesia local com sedação. Nosso principal objetivo é proporcionar um procedimento seguro com o máximo de conforto aos nossos pacientes.
Com certeza. Até porque a catarata ocorre com bastante frequência em diabéticos. É importante, apenas, tomar alguns cuidados especiais no preparo e durante a cirurgia. A glicemia deve estar razoavelmente compensada e o paciente estável clinicamente. Nossa equipe está capacitada a cuidar integralmente dos pacientes durante todo o procedimento.